quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011




"(...) o jogo se resume em encontrar alegria, seja lá no que for..."
"Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha sorte. Sou fiel ao que sinto. Aceito feliz quem eu sou. Não acho graça em quem não acha graça. Acho chato quem não se contradiz. Às vezes desejo mal. Sou humana. Sou quase normal. Não ligo se gostarem de mim em partes. Mas desejo que eu me aceite por inteiro. Não sou perfeita, não sou previsível. Sou uma louca. Admiro grandes qualidades. Mas gosto mesmo dos pequenos defeitos. São eles que nos fazem grande. Que nos fazem fortes. Que nos fazem acordar. Acho bonito quem tem orgulho de ser gente. Porque não é nada fácil, eu sei. Por isso continuo princesa. Continuo guerreira. Continuo na lua. Continuo na luta"

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resolvi acordar hoje, tentei acordar uns dias atrás, mas não conseguia. Parei e pensei, que droga de vida que eu ando levando cara, só paro e penso, preciso agir, muito depressa. Eu não tenho ânimo para o estudo, nem vontade para a felicidade, eu preciso me engrandecer, fazer acontecer. Resolvi colocar pontos, mas de continuação, por mais que o estudo seja “não estimulante eu vou tentar”, por mais que “a vida não esteja tão boa” eu vou agir, eu preciso tirar os pés do chão, o futuro está vindo, e eu aqui esperando ele sentado, vou me levantar, colocar minha vida em planos, e metas, e seguir, e mesmo que eu caia, sofra, enfim… Eu vou conseguir. “O primeiro bom ato do homem, é a atitude dos bons planos para a vida".

#Seguindo.em.frente

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SIMPLICIDADE DE UMA MULHER MADURA

Quando tinha 15 anos, esperava um dia ter um namorado... seria bom se fosse alegre e amigo...
Quando tinha 18 anos, encontrei esse garoto e namoramos; ele era meu amigo, mas não tinha paixão por mim. Então percebi que precisava de um homem apaixonado, com vontade de viver, que se emocionasse...
Na faculdade saía com um cara apaixonado, mas era emocional demais. Tudo era terrível, era o 'rei dos problemas', chorava o tempo todo e ameaçava suicidar-se. Descobri então, que precisava de um rapaz estável.
Quando tinha 25 anos encontrei um homem bem estável, sabia o que queria da vida; mas era muito chato: queria sempre as mesmas coisas, dormir no mesmo lado da cama, feira no sábado e cinema no domingo... Era totalmente previsível e nunca nada o excitava. A vida tornou-se tão monótona que decidi que precisava de um homem mais excitante.
Aos 30, encontrei um tudo de bom, brilhante, bonito, falante e excitante, mas não consegui acompanhá-lo. Ele ia de um lado para o outro, sem se deter em lugar nenhum. Fazia coisas impetuosas, paquerava qualquer uma e me fez sentir tão miserável, quanto feliz. No começo foi divertido e eletrizante, mas sem futuro. Decidi buscar um homem com alguma ambição para com ele construir uma vida segura.
Procurei bastante, incansavelmente.... Quando cheguei aos 35, encontrei um homem inteligente, ambicioso e com os pés no chão. Apartamento próprio, casa na praia , carro importado... Solteiro e sem rolos! Pensei logo em casar com ele. Mas era tão ambicioso que me trocou por uma herdeira rica...
Hoje, depois de tudo isso, gosto de homens com pinto duro... E só!
Nada como a simplicidade...

Martha Medeiros
 
''Às vezes dá vontade de desistir de tudo, não sair mais de casa, dormir e dormir. 
Acabo sempre acordando cedo no dia seguinte, continuando tudo da mesma forma, na verdade não sei bem pra quê..'' 
Caio F.

Eu não consigo ser diferente


As coisas e as pessoas que fazem parte da minha vida vão aos poucos entrando em mim, depois de algum tempo já não sei dizer o que é meu e o que é delas. Mesmo assim, bem no fundo, há coisas que são só minhas. E embora me assustem às vezes, é delas que mais gosto. Como essa vontade de acabar com tudo, que me dá de vez em quando.
'Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso. Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, (...)
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho
a ideia da alegria.'


[Ana Jácomo]

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Alguma coisa me diz que coisas grandiosas estão por vir. Por isso abro meu coração pra alegria, pra vida e pro sol que acaricia e não machuca… E é nesse estado de gratidão e contentamento que qualquer pensamento negativo que eventualmente surja, morrerá de inanição."
Na vida me perco, em você me encontro.
Tati Lemos


O paraíso fica atrás da porta. Existem pessoas que não sabem disso e então passam a vida toda sem abrir essa porta. Mas eu sei que o paraíso está ali, o problema é que a minha porta está emperrada.

Tati Lemos

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


"Acredito que a natureza humana é essencialmente amorosa e que quando não demonstramos isso é porque há nuvens muito espessas escondendo o nosso sol. Nuvens de medo, dor, raiva, confusão. Mas o sol está lá, preservado, o tempo todo. Em algumas pessoas, mais do que em outras, parece que as nuvens demoram muito tempo a se dissipar, é verdade. Às vezes, podem até não dissipar durante uma vida inteira, é verdade também. Mas, à medida em que começamos a abrir o nosso coração, é inevitável não sentir que ser amáveis e cuidadosos uns com os outros não é um favor, uma concessão. Inevitável não sentir que o gostinho bom de dar amor é tão saboroso quanto o de
recebê-lo."

(Ana Jácomo)

"(...) justo no instante em que parece que nada mais pode dar certo … uma nova porta se abre. Um telefonema acontece. Uma indicação esquecida é lembrada, aquilo que ninguém imaginava, torna-se possível."

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Beber é algo emocional. 
Faz com que você saia da rotina do dia-a-dia, impede que tudo seja igual.
Arranca você pra fora do seu corpo e de sua mente e joga contra a parede.
Eu tenho a impressão de que beber é uma forma de suicídio
onde você é permitido voltar à vida e começar tudo de novo no dia seguinte.
É como se matar e renascer.
Acho que eu já vivi cerca de dez ou quinze mil vidas.


Charles Bukowski
"Mas, por quê? 
Porque não ensinam às pessoas, desde bem pequenas, que elas são indivíduos preciosos? Que devem amar não por carência, acreditando que desta forma a solidão de suas existências cessará. Mas amar com o coração em paz, com a idéia de que nem a pessoa mais íntima pode compartilhar a sua dor. A dor de não ser hermafrodita, de não ter com quem partilhar as suas entranhas. 

O Homem deve cultivar a si mesmo com amor e cuidado. Acreditar-se eterno. SER PARA SI próprio eterno, afinal é certo que você será aquele quem mais tempo lhe fará companhia. E deixar o amor livre desta obrigação. 

Deve o Homem acreditar na durabilidade do amor, mas nunca forçá-lo a isso".



Apesar de tudo, você ainda é a primeira coisa que penso quando me dizem: Faça um pedido.


Tati B.

'Decidi que o amanhã sou eu que faço. Não me despedaço, 
nem viro farelo não. Porque se sobrou espaço no coração é pra
amar melhor, decidir com sabedoria daqui pra frente quem é que
vai entrar e quem tem que sair. E das levezas, meu amor, eu quero
todas. Cansei de gente pesada que traz chumbo pra vida da gente.'



Cris Carvalho

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

'Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante para as pessoas. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja que, no final das contas, sempre foi entre você e Deus. E nunca entre você e os outros.'


Madre Tereza de Calcutá
"Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de "passou". Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro."

(Martha Medeiros)
TPM sim, e daí ? 
Muita gente acha que isso é manha de mulher

Identificar os sintomas é o primeiro passo para driblar os inconvenientes desse período. Um dia, você está feliz da vida e, de repente, uma besteirinha a leva a um colapso de nervos. Em seguida, uma fúria intensa... que só passa quando alguém conta um caso bobinho, e sem mais nem menos, você se desmancha em lágrimas, dignas do Oscar. O cabelo está terrível, parecendo palha, indomável... a pele, então, fica como de uma adolescente de novo, com várias espinhas, ou dá aquela manchadinha básica, sem contar que a calça que você vestia ontem parece que encolheu e custa para ser abotoada. Essa é a realidade mensal de boa parte das mulheres que sofrem de tensão pré-mestrual, mais conhecida como TPM, que provoca variadas modificações no organismo feminino e pode causar muitos transtornos se não tomarmos os devidos cuidados.

Muita gente acha que isso é manha de mulher, que é fingimento, porém, a literatura científica já comprovou que é fato: antes da menstruação, há alterações físicas, psíquicas e sociais que comprometem os relacionamentos e afetam a produtividade da mulher em sua família, escola e trabalho.

E você pode estar se perguntando o que esse tema está fazendo nesta coluna da Canção Nova. Bem, eu respondo: muitas mulheres se martirizam e se culpam por sentirem os sintomas da TPM e não se permitem ser humanas, ou então, ignoram os sintomas como se eles não existissem – e muitas vezes, não compreendem por que tomaram esta ou aquela decisão com tanta raiva, ou por que gritaram com aquela pessoa, ou ainda, por que estão chorando em pleno horário de trabalho. Admitamos, somos mulheres, temos a nossa biologia, e não adianta fingir que nada está acontecendo. É preciso monitorar o nosso ciclo menstrual para estarmos atentas a esses sintomas e minimizá-los. Afinal, "como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Sal 132, 1). E uma alteração biológica natural não deve ter o poder de desarmonizar a nossa convivência com os outros.

A tensão pré-menstrual aparece uma semana antes da menstruação, mas o ápice dela acontece um ou dois dias antes do primeiro dia do ciclo. Os sintomas nem sempre são os mesmos e a intensidade deles também varia, por isso toda mulher deve conhecer seu ciclo e marcar os prováveis dias de TPM no calendário. Assim, você tenta driblar as situações de estresse nesses dias, bem como se programa para tomar decisões fora desse período. E não é vergonha nenhuma você avisar às pessoas que não está no seu melhor dia. Afinal, ninguém é obrigado a adivinhar que não poderá brincar com você nesse período, porque estará uma pilha de nervos; e no seu trabalho, por exemplo, ficar chorando pelos cantos pode danificar a sua imagem; além do mais, uma decisão impensada pode render muita confusão depois. Lembre: não é possível que o mundo pare até que a sua TPM passe.

E os nossos companheiros na criação de Deus, os homens, precisam ser alertados sobre isso também. A rapaziada precisa ter paciência redobrada com suas esposas, noivas, namoradas, mães, filhas, irmãs e amigas nesse período. Deus nos fez como uma "ajuda adequada" a eles, então será bem bacana se compreenderem que, em alguns momentos, precisam se adequar às nossas limitações para uma boa convivência (cf. Gn 2, 7-18ss).

Ah, e cabe lembrar também que a TPM não é totalmente ruim, pois em algumas mulheres esse período traz novidades bacanas, como ideias mais criativas, melhor desempenho no trabalho, mais sensação de bem-estar. Enfim, independentemente dos sintomas, é importante que você conheça seu corpo para não ficar refém de suas alterações, de forma a viver em sociedade de forma sadia e feliz.
"Mas é o que devemos continuar fazendo. Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor."


(Martha Medeiros)
'Diferente é o que: chora onde outros xingam; quer, onde outros cansam; 
espera, de onde já não vem; sonha, entre realistas; concretiza, entre sonhadores; 
fala de leite em reunião de bêbados; cria, onde o hábito rotiniza; 
perde horas em coisas que só ele sabe importantes; 
diz sempre na hora de calar; cala sempre nas horas erradas; 
fala de amor no meio da guerra; deixa o adversário fazer o gol 
porque gosta mais de jogar que de ganhar; aprendeu a superar o riso, 
o deboche, o escárnio e a consciência dolorosa de que a média é má porque é igual; 
vê mais longe do que o consenso; sente antes dos demais começarem a perceber; 
se emociona enquanto todos em torno agridem e gargalham.'




[Artur da Távola]
'Sei que todos algum dia acordamos com a senhora desilusão sentada na beira da cama.
Mas a gente vai à luta e inventa um novo sonho, uma esperança, mesmo recauchutada:
vale tudo menos chorar tempo demais. Pois sempre há coisas boas para pensar.
Algumas se realizam. Criança sabe disso.'



[Lya Luft]
' Limpa, ordenada, trabalhadeira, aquela mulher, todo dia. E morta de cansaço e amor sem esperanças por aquele homem que não a via nem veria jamais como realmente era, nem a tocaria nunca.'


Caio F.
O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

(Martha Medeiros)
'Guarde sua capacidade de rir descontroladamente de tudo.
Eu, às vezes, só às vezes,
também consigo.'


(Caio F.)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como o tempo passa, parece que foi ontem que ela perguntou seu endereço de e-mail.
Mas não ficou por ai, algo estava pra acontecer, afinal ela acredita que nada acontece por acaso.
Alguns dias se passaram, o primeiro e-mail foi enviado... o primeiro dos muitos trocados por eles até hoje. E-mail pra La, e-mail pra cá, vários e-mails, conversas, brincadeiras... a cumplicidade surgia pra dar início a uma grande amizade.Mas no fundo algo maior acontecia... E da profundidade dos sentimentos as dúvidas nasciam, será que havia algo mais... seria apenas uma nova grande amizade ou ele seria seu mais novo amor...
O tempo foi passando, o sentimento crescendo, sentimento este que despertou um grande desejo de se encontrarem, de estarem juntos de uma forma mais “real” que fosse por um momento apenas ou quem sabe pra sempre... sentir o cheiro, o toque, ouvir a voz...um olhar nos olhos ....
Um desejo... paixão que se tornava cada dia mais incontrolável...indescritível... Para ela, ele se tornara único, o melhor, diferente, o mais atraente... especial porque transformou a sua vida e a fez acreditar que finalmente poderia ser feliz ... Viver uma linda história de amor... e ela foi a mais alegre das mulheres com aquele que a completava de  uma forma imensurável... Apesar da distância física que os separava...
Porém ela não sabia que o pior estava por vir, e refletindo no que sua mãe sempre dizia... tudo que é bom dura pouco, já imaginava que algo diferente estaria pra acontecer, mudar os rumos da sua história...
Sexta... ela não imaginava que essa seria o ultimo dia que desejaria um fim de semana perfeito pra ele ....antes que ele desaparecesse...desaparecer?? Como assim? Porque ele sumiria?
Fato... Ele sumiu, por um tempo, dias e dias sem ter notícias... sem receber um email se quer e o pior...sumiu sem dizer ao menos o motivo... Dias de angústia, tristeza, preocupação... Sem nada que pudesse justificar o que estaria acontecendo com ele...
Passou-se um, dois, três dias, uma semana, dois meses... Ela chorava, sofria a cada dia mais... sentia seu coração apertado, se sentia pequena diante daquela situação...e magoada descobrira que amava aquele homem mais do que poderia imaginar... Estava sim amando aquele que nem ao menos sentira o toque ou tivesse sentido o calor de um abraço...
Ela mesma tomada por uma tristeza que a consumia... Rezou e pediu com tamanha vontade a Deus pra que trouxesse o seu amor de volta... Deu tempo ao tempo, porque no fundo algo lhe dizia que um dia, mais cedo ou mais tarde ele...
E numa linda manhã ele voltou...
Pediu mil desculpas, se explicou disse o que supostamente havia ela leu, quis entender cada palavra que seus olhos traduziam... e por amor ela o desculpou sem pestanejar e não o questionou e nem o culpou por nada...mas no fundo ela ainda guardava uma mágoa...
Com sua volta... ela percebeu que algo tinha de diferente...estava por vir uma nova despedida, planos, sonhos, projetos...desejos...todos vinham a baixo...como um prédio desabando... Droga! Pensava ela... Porque isso estaria acontecendo? Porque comigo, com a gente?
Ela não queria mais sofrer porque com ele ela construiu um castelo de sonhos... e ele o destruiu sem se preocupar com os seus sentimentos... Muitas coisas passaram por sua cabeça e sem entender, ela aceitou... Ela não queria amar sozinha... se entregar sozinha...viver um amor que ao seu entender...era somente seu...Ela não tinha outra escolha a não ser...aceitar e seguir em frente...
Ficou um dia sem se falar, sem nenhum contato. Nada!
Mas ela sabia que ele nutria um sentimento por ela... só não sabia distinguir que sentimento era esse...um sentimento forte que os unia...sem maiores explicações...ela apenas sentia...
Tentaram conversar, se entender, perdoar... “Mas ela se questionava...” Me desculpar? não fiz nada.Simplesmente amei, e daí adiantou amar assim ?!”
Muitas brigas estavam por vir, discutiram muito, se machucaram várias palavras sem os magoaram. Porque isso tudo estava acontecendo? Ela não sabia única certeza que tinha era de que queria aquele homem que despertou nela um sentimento tão intenso.
Semanas se passaram mais e-mails, mais desculpas, enfim estavam tentando ficar como havia sido no início. Mas já era tarde, seu coração estava machucado, ferido, mas decidiu desculpar ficar de bem, sentimento foi mais forte do que ela...
Hoje tentam se afastar, acabar com o sentimento que numa brincadeira cresceu, e como cresceu, foi forte e valeu à pena!
Está separado agora, ele em sua cidade, vivendo a sua maneira, fazendo o que ela não imagina... e ela no seu lugar  desejando conhecer aquele que por 7 meses de idas e vindas...morou em seu coração e está com lugar cativo lá guardado...até hoje...
E única certeza que tem valeu, valeu à pena, porque ela sabe que o que é seu virá em suas mãos... E o que tem que ser vigora...